sábado, 8 de novembro de 2008

História da AEESSG

Para iniciar este blog não poderíamos deixar de contextualizar qual é a história que nos antecede.

Desde 1988 (data em que a AEESEnfG foi oficialmente criada, com a publicação dos seus Estatutos em Diário da República) que a AE tem vindo a travar uma série de “lutas” quer externas como internas para que os direitos dos alunos sejam salvaguardados.

Para que fossemos ouvidos a nível Nacional e tivéssemos uma participação mais activa no que se refere assuntos que digam respeito directa ou indirectamente aos alunos de Enfermagem, houve necessidade de nos aliarmos às restantes Associações de Estudantes de Enfermagem, através da adesão à FNAEE (Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem). A partir desse momento a nossa força foi ampliada, e pensamos que será muito difícil acabar com todo o trabalho que foi realizado, a menos que seja por vontade dos alunos da ESSG em deliberação de Assembleia Geral de Alunos.

A Associação iniciou as suas funções com muitas limitações tanto a nível de recursos humanos como materiais. É de salientar que inicialmente era apenas constituída pelos membros da Direcção (Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro, Secretária e 3 ou 6 vogais), Mesa da Assembleia Geral de Alunos (Presidente e 2 Secretárias) e Conselho Fiscal (Presidente, Relator e Secretária). Como recursos materiais possuíam apenas uma pequena sala de trabalho cedida pela Escola, algum material consumível, 1 máquina de escrever e pouco mais.

Podemos dizer que o desenvolvimento foi bastante grande e que neste momento a Associação para além dos membros iniciais tem vindo a criar mais Sectores, nomeadamente o Cultural e Recreativo (responsável por eventos como convívios, jantares, festas, entre outros), o Desportivo (responsável por torneios intra-escola nas modalidades de futebol, voleibol, basquetebol, ping-pong, matraquilhos e jogos tradicionais) e por fim o de Informática e Equipamentos (responsável pela sala de Informática, e restantes equipamentos pertencentes à AE).

A criação da Sala de Informática foi uma necessidade prioritária pois a sala que a Escola possuía não oferecia todas as condições de trabalho aos alunos, na medida em que existem algumas restrições, sendo as principais os horários incompatíveis com a realização dos inúmeros trabalhos que são pedidos.

Financeiramente também foi difícil suportar os seus custos, pois foram adquiridos novos equipamentos informáticos: computadores, impressoras comuns, scanners e 1 impressora multifunções com fax. Desta forma, a Sala de Informática encontra-se apetrechada com 6 computadores e 6 impressoras, e a sala da Direcção com 1 computador e impressora multifunções, encontrando-se os scanners actualmente já obsoletos e desactivados. Foi também instalada uma ligação em rede em todos os computadores com Internet de banda larga.

Mas as alterações não ficam por aqui; há uns anos foi pedido à Direcção da Escola que as instalações da Associação fossem remodeladas, tendo sido dada uma resposta positiva neste sentido. Actualmente, estas encontram-se já remodeladas e para tal esperamos que os nossos alunos venham a usufruir das mesmas em todo o seu potencial.

Prova inequívoca da vontade de fomentar laços de ligação entre o IPG e a ESSG, foi a forma como a nossa Associação participou na revisão dos estatutos do Instituto Politécnico da Guarda, salvaguardando sempre a nossa especificidade, sem no entanto, nunca colocar em causa os benefícios que advêm da união das instituições.

A crise orçamental que se abateu sobre a nossa escola e a forma como a AE agiu na divulgação do problema aos alunos e comunicação social, como forma de dar visibilidade, para uma maior celeridade na resolução do problema, foram factos que deram ainda mais credibilidade à nossa AE.

Em 2003 empenhamo-nos na realização das IV Olimpíadas de Desporto em Enfermagem, que pela primeira vez foram organizadas pela AE, tendo ano após ano demonstrado a sua capacidade organizativa e deixado levar o nome da cidade na boca de centenas de alunos de enfermagem do país inteiro, que intitulam este evento anual como o 2º ENEE e muitos concordam mesmo que o preferem! Temos noção que é um evento menor que o ENEE, pelo menos no que toca á participação nacional, mas é nosso objectivo empenharmo-nos em manter esta recente tradição da Guarda, da qual muito nos orgulhamos.

Em 2005, e com a conversão da ESEnfG em ESSG, a AEESEnf foi também convertida em AEESSG, vendo-se forçada a alterar os seus estatutos, que se encontram em fase de apreciação para posterior publicação em Diário da República. As principais alterações prendem-se com o alargamento aos alunos de eventuais futuros cursos ministrados pela ESSG, com a criação dos núcleos de curso nos órgãos sociais. Assim, iniciaram já a sua actividade no mandato de 2005 - 2006 os Núcleos de Licenciatura em Enfermagem, e o de Licenciatura Bietápica em Farmácia.

Actualmente a AEESSG organiza várias actividades, das quais se destacam as já faladas Olimpíadas; o Multichallenge Castanhadas que consiste numa tarde de convívio com jogos tradicionais, prémios, e magusto para a comunidade escolar; a Semana Cultural da AEESSG em que a cultura musical, teatral, e artística falam mais alto; as Jornadas da AEESSG, em que um tema de interesse dá o mote a palestras, workshops, e convívio geral; as Conversas de Café em que vários convidados debatem problemáticas de interesse ao serão num café da cidade; o Fim de Semana Primitivo que foi organizado apenas em 2005, mas que consistiu num pequeno festival de fim de ano lectivo com música, palestras e muito convívio; a Gala da AEESSG em que são entregues vários prémios às pessoas e eventos que se destacaram ao longo do ano, alternando com a exibição de sketches que põem à prova a imaginação e o humor da nossa AE; entre outras actividades que fazem o nome desta AE ir mais longe.

Esta foi apenas uma breve descrição da história da nossa Associação que está disponível em www.aeessg.ipg.pt.

Sem comentários: